Por: Vereadora Professora Silvia Leticia/PSOL/Belém-PA
Hoje trazemos uma notícia preocupante sobre a chegada do inverno na Amazônia e os alagamentos em Belém. Com a mudança climática, temos presenciado um aumento significativo nas chuvas e temporais na região, o que já tem gerado consequências desastrosas.
A Amazônia, conhecida por sua exuberante floresta e rica biodiversidade, vai enfrentar esse ano um período de intensas chuvas. A falta de saneamento básico e de uma coleta de lixo regular na cidade preocupa a população que teme um período de alagamentos, prejuízos financeiros e de grande sofrimento.
Sempre é muito difícil falar sobre esse assunto. Os alagamentos ocasionados pelas fortes chuvas e temporais das últimas semanas têm nos preocupado bastante.
Nem bem começou o inverno em nossa região e já temos grandes problemas instalados, sobretudo na periferia de Belém, o que têm trazido prejuízos para a população, com casas inundadas, escolas e comércios fechados, além do risco de doenças transmitidas pela água contaminada.
As famílias já sofrem com a perda de seus pertences e a dificuldade de acesso aos serviços básicos só faz piorar a situação.
A cada período chuvoso, a cidade de Belém enfrenta um verdadeiro caos. As ruas se transformam em verdadeiros rios e os moradores sofrem com a perda de seus bens, sem que a administração municipal, em especial a Secretaria de Saneamento (SESAN) e a Secretaria de Urbanismo (SEURB) sejam responsabilizadas pelos problemas e prejuízos.
Uma das principais causas dessas enchentes é a falta de infraestrutura adequada de saneamento básico. Muitas áreas da cidade não possuem rede de esgoto e, consequentemente, as águas pluviais acabam se misturando com esgotos a céu aberto, agravando os problemas de saúde pública.
Além disso, a deficiente coleta de lixo contribui para a obstrução dos sistemas de drenagem. O acúmulo de resíduos nas ruas e canais impede o escoamento adequado das águas, agravando ainda mais a situação durante as chuvas intensas.
É inaceitável que uma cidade como Belém, tão rica em cultura e belezas naturais, ainda enfrente esses problemas recorrentes. É necessário que a prefeitura saia de seu mundo paralelo de que tudo está muito bem e invista urgentemente em infraestrutura, saneamento básico e coleta de lixo eficiente.
É fundamental uma conscientização da população sobre a importância de descartar corretamente o lixo, não jogando-o nas ruas e canais. Ações individuais podem fazer a diferença na prevenção dessas enchentes e na melhoria da qualidade de vida de todos, cada um deve fazer sua parte, mas, não devemos esquecer que é responsabilidade da prefeitura de nossa cidade cuidar dessa situação.
Vamos juntos exigir do executivo municipal soluções urgentes. A população de Belém pode contar nessa luta com nosso Mandato Coletivo na Câmara Municipal.
E-mail: contato@professorasilvialeticia.com
Comentarios