top of page

Informação Completa

A hora é de corrigir o rumo

Belém-PA, 04 de janeiro de 2024


É com um sentimento de indignação que me sinto obrigada a discutir publicamente a lamentável situação das avenidas, travessas, ruas e passagens em Belém. A circunstância atual não é apenas um incômodo, mas uma ameaça real e imediata para todos que se atrevem a sair de casa. Está se transformando em um atentado ao direito constitucional de todo cidadão de ir e vir.


Os buracos que marcam nossas ruas e avenidas não são apenas obstáculos irritantes que prejudicam nossos veículos, mas também são perigos mortais para ciclistas e pedestres. A cada passo, a cada pedalada, corremos o risco de um acidente sério, uma queda que pode resultar em lesões graves ou até mesmo mortais. E quem deve ser responsabilizada ou responsabilizado por essa situação?


O acúmulo de lixo nas ruas é outro problema que não pode ser negligenciado por nenhum agente público, em especial os que detém mandato eletivo dado pelo povo de Belém.


Além de ser uma visão desagradável, é uma ameaça à saúde pública, atraindo pragas e espalhando doenças. E quando as chuvas caem, esse lixo é arrastado para os bueiros, canais, causando inundações que tornam as ruas intransitáveis, as casas inundadas e vida do povo pobre e trabalhador de nossa cidade, que paga imposto em tudo que consome, em um verdadeiro inferno.


A falta de sinalização adequada é outro problema crítico. Sem placas claras e sinais de trânsito, motoristas, ciclistas e pedestres são deixados à mercê, aumentando o risco de acidentes. Isso é especialmente perigoso durante o cair de uma chuva, quando a visibilidade é reduzida e as ruas se tornam escorregadias.


Nossas avenidas e ruas não são apenas um meio de nos movermos de um lugar para outro, mas um reflexo de nossa cidade e do nosso respeito por ela. A situação atual das vias em Belém é um testemunho de negligência da gestão atual, falta de consideração para com os cidadãos e a cidade que amamos.


Afirmei em outro momento no Artigo: Belém e a crise do nosso lixo, publicado em meu portal, “que a indignação deveria ser sinônimo de mudança, de correção de rumo”. É hora de exigir mudanças. Precisamos de avenidas, travessas, ruas, passagens e alamedas seguras, limpas e bem sinalizadas. Precisamos de uma cidade que cuide de seus cidadãos e ofereça a eles a infraestrutura adequada para se moverem com segurança e dignidade. A situação atual é inaceitável e deve ser tratada com a urgência que merece.


*Silvia Leticia é Professora na rede pública de ensino de Belém e Especialista em Educação no Estado do Pará. Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela UFPA. É da Coordenação do SINTEPP (Sindicato da Educação Pública). É membro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho da Merenda Escolar. É da Coordenação Nacional da Organização Política Revolução Socialista (Tendência Interna do PSOL). Está em seu primeiro Mandato como Vereadora de Belém-PA.



PARTICIPE DA CAMPANHA PREENCHA FORMULÁRIO OU SCANEIE O QR CODE ABAIXO COM A CAMERA DO SEU SMARTPHONE

Chega de sofrer com asfalto precário, coleta de lixo irregular, alagamentos recorrentes, escolas e postos de saúde em situação precária, e um transporte coletivo ineficiente em Belém! O mandato Coletivo da Vereadora Professora Silvia Leticia está cobrando soluções da prefeitura e demais autoridades, mas precisamos do seu apoio. Denuncie e junte-se a nós por uma cidade melhor!




116 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page