Por: Equipe do Mandato Coletivo da Vereadora Professora Silvia Leticia/PSOL
Nós, do Mandato Coletivo da Vereadora Professora Silvia Letícia, comprometidos com a transparência e o interesse público, tornamos público o quantitativo de cargos de indicação política feitas pelo prefeito de Belém-PA, dos quais se desconhecem os critérios técnicos utilizados para realizar mais de 2700 nomeações.
É preocupante constatar que a gestão atual tem realizado um alto número de nomeações políticas, sem uma clara fundamentação técnica, o que coloca em xeque a eficiência na ocupação desses cargos. A falta de critérios transparentes e sem base em competência técnica, compromete a qualidade dos serviços prestados à população e abre espaço para práticas questionáveis no âmbito da administração pública. Por exemplo, o assédio moral se tornou uma realidade nas secretarias municipais.
Acreditamos que é dever da população e dos representantes eleitos, fiscalizar e questionar essas indicações, buscando garantir a utilização responsável dos recursos públicos e o respeito ao princípio da impessoalidade na administração pública.
Nesse sentido, solicitamos, formalmente, aos secretários municipais e ao gabinete do prefeito, a divulgação dos critérios utilizados para a realização das nomeações políticas, os valores em salários recebidos pelos indicados e a justificativa técnica para cada uma delas. É fundamental que a população tenha acesso a essas informações, para que possamos ter uma gestão mais transparente e eficiente.
Reafirmamos nosso compromisso em defender a igualdade de oportunidades na ocupação dos cargos públicos. É fundamental que os serviços municipais sejam prestados por profissionais capacitados, selecionados por concurso público, com base em critérios técnicos e não apenas por indicações políticas.
Exigimos que a gestão municipal seja transparente e responsável na utilização dos recursos públicos, garantindo que a ocupação de cargos públicos seja pautada pela competência técnica e pelos interesses da população, não por critérios políticos.
Como legítimos representantes da população e do funcionalismo público municipal de Belém-PA, lutamos por reajuste salarial, aumento no vale alimentação, melhores condições de trabalho e valorização profissional do funcionalismo público. Mas, não somente isso, também lutamos por um serviço público gratuito e de qualidade para a população.
O Mandato Coletivo da Vereadora Professora Silvia Leticia/PSOL ao assumir mandato na Câmara Municipal de Belém (CMB) afirmou que “NÃO TENHO PRESIDENTE, GOVERNADOR, NEM PREFEITO DE ESTIMAÇÃO." Esta afirmativa foi acompanhada do juramento de defender os servidores públicos, o serviço público e os interesses da população pobre e trabalhadora de nossa cidade.
O Mandato Coletivo da Vereadora Professora Silvia Letícia coloca-se à disposição da população para receber denúncias, sugestões e contribuições, que possam fortalecer a transparência e a eficiência na gestão pública municipal.
Veja abaixo como funciona administrativamente a prefeitura de Belém. Veja também quantos servidores são efetivos (concursados), quantos são temporários, quantos são os DAS (cargos de de direção, maioria indicação política) efetivos e não efetivos.
CLIQUE PARA BAIXAR O DEMONSTRATIVO DE DESPESAS COM PESSOAL DA PREFEITURA DE BELÉM
CLIQUE PARA BAIXAR O TOTAL GERAL DE SERVIDORES DA PREFEITURA DE BELÉM
CLIQUE PARA BAIXAR O TOTAL GERAL DE SERVIDORES EFETIVOS DA PREFEITURA DE BELÉM
CLIQUE PARA BAIXAR O TOTAL GERAL DE SERVIDORES NÃO EFETIVOS DA PREFEITURA DE BELÉM
CLIQUE PARA BAIXAR O TOTAL GERAL DE ESTAGIÁRIOS DA PREFEITURA DE BELÉM
CLIQUE PARA BAIXAR O TOTAL GERAL DE SERVIDORES EFETIVOS QUE OCUPAM CARGOS DE CONFIANÇA DA PREFEITURA DE BELÉM
CLIQUE PARA BAIXAR O TOTAL GERAL DE CARGOS POR INDICAÇÃO POLÍTICA DA PREFEITURA DE BELÉM
Comments