top of page

Informação Completa

BELÉM, A CIDADE DO TRÂNSITO CAOTICO

Por: Vereadora Professora Silvia Leticia/PSOL/Belém-PA

Belém, é conhecida nacionalmente por possuir um trânsito intenso e congestionado, especialmente nos horários de pico. Essa situação dificulta o deslocamento dos moradores e causa uma série de problemas, como atrasos e estresse.
A cidade enfrenta um grande crescimento populacional nos últimos anos e, consequentemente, um aumento no número de veículos. As vias não foram projetadas para suportar esse volume de tráfego, o que resulta em congestionamentos constantes.

IMAGEM MOBILIZE BRASIL - créditos: Marco Santos
VEREADORA PROFESSORA SILVIA LETICIA/PSOL. Imagem: CMB

Esse é um problema que se arrasta há mais de 20 anos em nossa cidade e a prefeitura tem uma enorme responsabilidade e tarefa de resolver essa situação.


Para solucionar esse problema, é necessário investir em melhorias na infraestrutura viária, como a construção de novas vias e a ampliação das avenidas existentes. Além disso, é importante implementar faixas exclusivas para transporte coletivo.


No entanto, a solução para o trânsito não se resume apenas a investimentos em infraestrutura. É necessário também promover uma mudança de comportamento dos motoristas, incentivando o uso de transportes alternativos e a redução do uso de carros particulares.


A implementação de políticas públicas que incentivem a mobilidade urbana sustentável, como a criação de ciclovias é fundamental para a redução do tráfego de veículos. É importante fazer campanhas de conscientização da população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da redução da emissão de gases poluentes.


Mas, esse é apenas uma parte dos problemas existentes e soluções possíveis. Sem dúvida o maior deles e que contribui para a situação precária do transporte coletivo é a ganância por lucro dos donos de empresas de ônibus.


Enquanto a prefeitura da cidade, que é o poder concedente, assiste passivamente o sofrimento da população, os empresários buscam maximizar seus ganhos e os usuários sofrem com ônibus superlotados, frota obsoleta e falta de manutenção adequada.


IMAGEM: ARQUIVO INTERNET

Essa realidade afeta diretamente o povo pobre e trabalhador, principalmente os mais vulneráveis, que dependem diariamente do transporte coletivo para se deslocar pela cidade. Além disso, os passageiros enfrentam longas esperas nos pontos, atrasos constantes, veículos em péssimo estado de conservação e falta de segurança.


A falta de investimento das empresas de ônibus em melhorias no serviço é evidente. É preciso ter coragem para mudar essa realidade. O mínimo que se espera do prefeito Edmilson é coragem para enfrentar essa situação, intervindo no sistema, quebrando monopólios de empresas e construindo uma empresa pública municipal que regule todo o sistema.


É imprescindível que as autoridades municipais fiscalizem e cobrem das empresas de transporte coletivo a responsabilidade de oferecer um serviço de qualidade à população. É necessário, como afirmei, obrigar os donos de ônibus a investir em renovação da frota, melhorando as condições de trabalho e a fiscalização rigorosa na prestação desse que é um dos serviços mais importantes existentes em nosso município.

Somente dessa forma começaremos a resolver os problemas de mobilidade da população e o caos que se transformou o trânsito de nossa cidade.


E-mail: contato@professorasilvialeticia.com

21 visualizações0 comentário

Komentar

Dinilai 0 dari 5 bintang.
Belum ada penilaian

Tambahkan penilaian
bottom of page