top of page

Informação Completa

Entrevista com a vereadora Silvia Letícia (PSOL): "Uma catástrofe... O governo Edmilson Rodrigues"

Entrevista publicada no JORNAL DIGITAL – ANANINDEUA DEBATES, Edição de terça-feira, 9 de maio de 2023

Ananindeuadebates - Vereadora Silvia Letícia, a senhora assumiu uma cadeira na Câmara de Belém, muda alguma coisa em relação a sua atuação como dirigente do Sintepp Belém?


Vereadora Silvia Leticia: Nada vai mudar. Continuarei como Coordenadora Geral do SINTEPP Belém e também do SINTEPP Estadual. O espaço que vamos ocupar na Câmara dos Vereadores, com nosso Mandato Coletivo, terá a participação dos companheiros Rayme Sousa vice-presidente do SINTSUAS (FUNPAPA), Wladimir Varela vice-presidente da ASSESAN, Edivaldo Martins da ASSESAN e servidor municipal da Agencia Distrital do DAICO (Distrito de Icoaraci) e da companheira Silvia Karina servidora da saúde do Pronto Socorro do Guamá e presidenta do Conselho Nacional de Técnicos em Radiológica (Conter). Nosso mandato por ser de servidores públicos, estará fundamentalmente à servido das pautas dessa categoria e das diversas pautas da população pobre e trabalhadora que atendemos no serviço público.


AD - Como a senhora avalia a gestão do seu partido PSOL, à frente da Prefeitura de Belém?


Vereadora Silvia Leticia: Uma catástrofe. Elegemos Edmilson prefeito de Belém para em primeiro lugar derrotar a ultradireita ligada ao governo genocida de Bolsonaro, depois por ser servidor público, professor, ter toda sua história e ter no programa que apresentou para a prefeitura de Belém a pauta na defesa das necessidades dos servidores e de um serviço público gratuito e com qualidade para a população pobre, uma prefeitura que estivesse a serviço da maioria da população, não de uma minoria que entra prefeito e sai prefeito a única coisa que sabe fazer é mudar de camisa. Se é que você me entende.

Infelizmente, nós servidores públicos e a imensa maioria da população estamos muito críticos com a gestão do Prefeito Edmilson. Mesmo sendo do mesmo partido isso não me tira o direito de criticar a gestão, porque não temos nem presidente, governador nem prefeito de estimação. O prefeito de Belém é filiado ao PSOL, mas a prefeitura de Belém não é do PSOL. Quem governa Belém é um projeto político de um setor do partido que faz parte de uma Frente Ampla onde fazem parte os partidos que dão sustentação ao governador Helder Barbalho e até setores do bolsonarismo. Portanto, quero afirmar que quem administra nossa cidade não é o PSOL, até porque o PSOL e suas instâncias de deliberação nunca foi chamado a discutir nada, a dar qualquer opinião. Então afirmo que em uma prefeitura administrada pelo PSOL nunca ela seria uma “secretaria especial” do governo do Estado, como tem sido a prefeitura. Uma prefeitura do PSOL teria independência política, não dependeria, nem seria servil ao projeto político-pessoalfamiliar do governador Helder.


Uma prefeitura do PSOL pagaria o piso salarial dos trabalhadores em educação, pagaria pelo menos 1 salário mínimo no vencimento do pessoal que trabalha no setor administrativo e em serviços gerais, faria concurso público e impediria essa dinâmica de contratação temporária que sempre foi utilizada como mecanismo de pressão eleitoreira, O PSOL tem palavra e cumpre acordo com os trabalhadores, nunca faria o que está ocorrendo na FUNPAPA, não admitiria o aparelhamento e loteamento de secretarias da prefeitura como está ocorrendo, não iria admitir a prática criminosa de assédio moral que ocorre nas secretarias municipais e de forma bem particular na secretaria de Educação (SEMEC) onde a começar pela atual secretaria de educação que só conversa com “murros” na mesa, com imposições e parece se orgulhar que seu exemplo se espalhe como prática pelas escolas e unidades de educação infantil.


Por isso, não reconheço a atual gestão de Belém como sendo do PSOL, portanto o partido não pode ser culpabilizado pelos problemas existentes. Se a direita voltar à prefeitura não será culpa do partido, será pela irresponsabilidade política do grupo do atual prefeito e do seu grupo político que está fazendo tudo errado. Por isso, o PSOL que está nos movimento sociais, no movimento sindical, segue fazendo muita luta política para defender os trabalhadores e trabalhadoras, foi o mesmo que fizemos contra Duciomar, Zenaldo... porque deveria ser diferente com o atual prefeito?


AD - A campanha salarial do funcionalismo municipal de Belém começou. Como dirigente do Sintepp, a senhora vem cobrando do governo municipal melhorias salariais para a categoria. E como vereadora que faz parte da base do governo, qual sua posição?


Vereadora Silvia Leticia: Sou uma vereadora do PSOL, sigo o que determina meu partido, seu programa e seu estatuto. Defendo na Câmara Municipal o programa que apresentamos nas eleições para a população de Belém, um programa de mudança para melhor. Por isso, tenho cobrado nos espaços que tenho tido acesso, o cumprimento das promessas de campanha feitos pelo prefeito Edmilson, nada além disso.


Quanto a campanha salarial do funcionalismo municipal, como servidora pública e dirigente do maior sindicato da cidade de Belém (SINTEPP) vou defender que nossa categoria tenha o direito assegurado em lei que é o de receber o piso e pelo menos 1 salário mínimo em seu vencimento base. Estamos em mês de data-base, e se a prefeitura não conceder o que deve ao funcionalismo também vou defender Greve para pressionar a gestão atender nossas reivindicações.

AD - A vereadora Silvia Letícia, acha que o PSOL deve realizar prévias para escolher o candidato do partido, mesmo o prefeito Edmilson Rodrigues afirmando que vai disputar a reeleição?

Professora Silvia: Estou convencida que o partido deve ter prévias e acima de tudo, a liberdade de escolher democraticamente se o Prefeito Edmilson deve representar ou não o partido nas próximas eleições. Antes que alguém pergunte, eu serei contra que Edmilson seja candidato à reeleição, o PSOL tem outros quadros e outras lideranças que poderiam muito bem cumprir essa tarefa.

VEJA ENTREVISTA PUBLICADA: https://bit.ly/41rAYMM


ACOMPANHE NOSSO CANAL NO YOUTUBE

BAIXE O APLICATIVO DA RÁDIO CONTEXTO

PORTAL DA PROFESSORA SILVIA LETICIA


RECEBA NOTÍCIAS DO PORTAL DO MANDATO COLETIVO PROFESSORA SILVIA LETICIA

CADASTRE-SE NO LINK: https://bit.ly/3o6c87m





93 visualizações0 comentário

Kommentit

Arvostelun tähtimäärä: 0/5
Ei vielä arvioita

Lisää arvio
bottom of page