top of page

Informação Completa

FALTA ÁGUA EM ICOARACI

A falta de água no Distrito Administrativo de Icoaraci, em Belém, é um GRANDE problema que afeta diretamente a vida dos moradores. A escassez de água potável compromete as atividades diárias e traz consequências para a saúde e o bem-estar da população.
Imagem capturada do JL1 - TV LIBERAL
Vereadora Professora Silvia Leticia - Imagem: Info.Revolução/Equipe Mandato Coletivo

Essa situação afeta especialmente as comunidades mais carentes, que muitas vezes não têm condições de arcar com os altos custos de caminhões-pipa, comprar água engarrafada, ou de mandar cavar um poço artesiano.


A falta de água compromete a higiene pessoal, a limpeza das residências e até mesmo a preparação dos alimentos, colocando em risco a saúde dos moradores.


Estive recentemente em Icoaraci, vereadora que sou, para poder ver bem de perto o sofrimento que passa a população desse Distrito com a recorrente ausência no fornecimento de água.


Pude constatar que as redes de distribuição são antigas e não suportam a demanda crescente da região, resultando em cortes frequentes no fornecimento. Além disso, a falta de investimentos em saneamento básico por parte da Prefeitura de Belém e do governo do Estado através da COSANPA, agrava a situação, pois a água disponível nem sempre é de qualidade adequada para o consumo.


A falta de água também prejudica o desenvolvimento econômico da região. Sem água, muitos empreendimentos comerciais são inviabilizados, afetando a geração de empregos e o crescimento econômico local.


Para solucionar esse problema, é necessário que o poder público invista em melhorias na infraestrutura de abastecimento de água, como a ampliação das redes de distribuição e a construção de novas estações de tratamento. É fundamental promover a conscientização da população sobre a importância do uso racional da água, evitando desperdícios.


Após vários questionamentos que fizemos junto a SESAN e a COSANPA, fomos informados e informadas que a COSANPA está abrindo um novo poço no Distrito com aplicação de tubos em aço carbono. O novo poço, segundo informações, deverá atingir mais de 250 metros de profundidade, que somado aos trinta metros de filtro, iriam garantir água de qualidade para os moradores do Distrito, sobretudo os que vivem no conjunto da COHAB, Agulha, Cruzeiro, Ponta Grossa, Águas Negras, Paracuri, Maracacuera dentre outros.


Para debater essa situação nosso Mandato Coletivo após várias reuniões com professores, servidores administrativos nas escolas municipais de Icoaraci, com pais e responsáveis de alunos e com a comunidade em geral, está articulando junto aos outros vereadores a realização de uma Sessão Especial na Câmara Municipal para debater com a Prefeitura, com o Governo do Estado e a população a solução definitiva sobre o abastecimento de água e o saneamento na região.

e-mail: contato@professorasilvialeticia.com

WhatsApp: (91) 98193-9132

44 visualizações0 comentário
bottom of page