top of page

Informação Completa

Iluminação pública também é qualidade de vida

Por: Vereadora Professora Silvia Leticia/PSOL/Belém-PA*

Belém-PA, 29 de janeiro 2024


A iluminação pública é essencial para a segurança e qualidade de vida em nossa cidade. Além de garantir a visibilidade e a sensação de segurança nas ruas, ela também contribui para a redução da criminalidade e acidentes de trânsito. A iluminação adequada torna os espaços públicos mais agradáveis e convidativos, promovendo a convivência e o lazer. Portanto, é fundamental que as autoridades invistam na manutenção e melhoria da iluminação pública, garantindo assim que nossa cidade seja mais segura e acolhedora para todos.



Precisamos falar sobre a situação precária da iluminação pública na cidade de Belém.

 

A falta de iluminação adequada nas ruas e praças é um problema que afeta a segurança e a qualidade de vida de todos os moradores da cidade.

 

A escuridão nas ruas aumenta a sensação de insegurança, tornando as pessoas mais vulneráveis a roubos e assaltos. Além disso, a falta de iluminação também dificulta a mobilidade urbana, especialmente para os pedestres e ciclistas, que correm maior risco de sofrerem acidentes.

 

A situação é ainda mais preocupante em algumas áreas da cidade, como em bairros de Águas Lindas, Maracangalha, Sacramenta, Cabanagem, Bengui, Tenoné, Tapanã, Pratinha, Terra Firme, Guamá e nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci onde a iluminação é ainda mais precária. Nessas áreas, a falta de iluminação contribui para o aumento da violência e do medo.

 

É importante ressaltar que a iluminação pública é um serviço essencial e que deve ser garantido pelo poder público. É preciso que as autoridades invistam na manutenção e melhorias desse serviço, garantindo assim uma cidade mais segura e acolhedora para todos. Infelizmente, os investimentos por parte do Estado e do Município estão concentrados no centro da cidade. É necessário investir na iluminação de toda a cidade. A periferia não pode ser somente lembrada em anos eleitorais.
Imagem: Equipe Mandato Coletivo/Info.Revolução
*Silvia Letícia é Professora na rede pública de ensino de Belém e Especialista em Educação no Estado do Pará. Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela UFPA. É da Coordenação do SINTEPP (Sindicato da Educação Pública). É membro do Conselho Municipal de Educação e do Conselho da Merenda Escola. É da Coordenação Nacional da Organização Política Revolução Socialista (Tendência Interna do PSOL). Está em seu primeiro Mandato como Vereadora de Belém-PA.

WhatsApp: (91) 98191-8280


27 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page