Por: Equipe: Mandato Coletivo
A vereadora professora Silvia Letícia/PSOL esteve, nesta quinta-feira (21), em audiência extrajudicial no Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), com a promotora de direitos fundamentais e constitucionais em educação, Leane Fiúza de Melo, para tratar sobre a situação de falta de professores na rede municipal de ensino de Belém, com representantes da gestão da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a professora Miriam Sodré do Sintepp Belém e representantes da comunidade escolar da Uei Pratinha.
A maior preocupação da vereadora na reunião foi com relação à falta de professores, em especial na educação infantil, pois o quadro de servidores da Semec é insuficiente, e a falta de professores é uma realidade na maioria das unidades, o que tem comprometido a regularidade do atendimento à criança pequena.
A comunidade escolar não consegue deixar a criança em tempo integral porque a escola só funciona parcialmente ou está de forma remota, o que inviabiliza a vida de mães trabalhadoras.
O Mandato Coletivo e o Sintepp Belém exigiram a nomeação dos aprovados no Cadastro de Reserva do concurso, que aguardam sua convocação, prometida pelo prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL/Frente Ampla), em junho de 2023 e que não cumpriu até o momento.
"Estamos em uma situação limite com a falta de profissionais nas escolas, professoras, administrativos e serviços gerais. Apelamos aos órgãos de fiscalização e controle para que exijam da Semec e prefeitura de Belém a nomearem dos CR concursados na Semec e concursados da Semad, a garantirem condições de trabalho para evitar o adoecimento. A Semec precisa conceder o mínimo para poder educar as crianças, filhos dos trabalhadores e trabalhadoras de nossa cidade" afirmou a Vereadora Professora Silvia Letícia.
RECEBA BOLETIM DIGITAL DO MANDATO COLETIVO - CLIQUE NO LINK ABAIXO
Comments