O Mandato Coletivo da Vereadora Professora Silvia Letícia participou da programação da SOUC 2024.
A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é um evento anual celebrado na segunda quinzena de maio, onde as comunidades eclesiais se reúnem para promover a união entre os cristãos de diferentes confissões. Neste ano, a SOUC 2024 ocorreu entre os dias 12 e 19 de maio, coincidindo com o período do Pentecostes.
Com o tema “Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo” (cf Lc 10,27), a SOUC proporcionou uma semana de partilhas, diálogos e aprendizados mútuos. Diversas atividades foram realizadas durante o evento, incluindo momentos de oração, conferências, mesas-redondas e encontros ecumênicos.
O Mandato Coletivo da Vereadora Professora Silvia Letícia também esteve presente na Semana de Oração pela Unidade Cristã. Os representantes Rayme Sousa, Wladimir Varela e Karina Lopes participaram dos cultos em oração pelo fim da matança na Palestina. Para a co-vereadora Karina Lopes, o cerne dessa semana está no amor ao próximo e em seguir os ensinamentos de Jesus ao se posicionar ao lado dos oprimidos. Ela ressaltou ainda que “é necessário dialogar com diferentes linhas de pensamento presentes na classe trabalhadora para diminuir as distâncias entre os cristãos”.
Durante um encontro denominado Maloca Ecumênica realizado em Mariápolis no último dia 18 de maio dentro da SOUC 2024, a Bispa Marinez Basonotto da igreja Anglicana na Amazônia destacou “nossa relação com a natureza deve ser restauradora e não predatória”, sobre discussões ambientais relacionadas à Amazônia. A bispa Marinez esteve em uma audiência com o Papa Francisco recentemente, e destaca que na ocasião eram 30 primazes (bispos anglicanos), sendo apenas 3 mulheres debatendo sobre o assunto. (Vaticano News/2024).
Em Benevides, a Maloca Ecumênica também fez parte da programação, discutindo temas como Amazônia, COP 30 e sua relação ancestral com a natureza.
Assim, a Semana de Oração Pela Unidade Cristã foi marcada por momentos significativos que fortaleceram os laços entre diferentes denominações religiosas, cultivando valores como amor ao próximo, respeito à diversidade, e atenção aos problemas sociais humanitários, além do engajamento nas questões ambientais relacionadas à região amazônica.
O bispo de Ponta de Pedras–PA e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo da CNBB, Dom Teodoro Mendes Tavares, participou da live representando a Igreja Católica Apostólica Romana e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em live promovida pelo Conic. Recordando uma fala do Papa Francisco, por ocasião da SOUC, Dom Teodoro provoca com a frase: “De quem eu me faço próximo?” Dom Teodoro disse que as atividades propostas pela semana são fundamentais para a unidade dos cristãos. “Rezamos e imitamos o nosso Senhor Jesus Cristo, que também orou pela unidade de seus discípulos. A oração é a alma do movimento ecumênico”, disse.
Contudo, o bispo reforçou que não é apenas nesta semana que se deve rezar pela unidade, mas o ano todo. (CNBB/2024).
Karina Lopes define “precisamos também dialogar com essas linhas de pensamento no seio da classe trabalhadora, pois o ecumenismo é o movimento que diminui as distâncias entre os cristãos e se queremos ser como Deus nos plantou, é preciso caminhar juntos, compreendendo que a diversidade é uma benção, é resposta para as nossas vidas” afirma.
“A palavra amor é fundamental, na sua essência, porque Jesus diz que seremos reconhecidos e reconhecidas pelo amor, pela capacidade de amar. Sendo o objetivo comum das igrejas cristãs, a construção do reino de Deus, é preciso conviver e respeitar as diversidades. Nesse sentido, deve-s e realizar na prática a aproximação, o diálogo e o fazer coletivo. Pautar o meio ambiente e a ação do homem sobre as criaturas de Deus” completa o co-vereador Rayme Sousa.
O Pastor Wladimir Varela que também é co-vereador do Mandato Coletivo, dirige a Igreja Graça e Paz e participa ativamente da SOUC disse “A Semana de Oração pela Unidade Cristã é um evento coordenado e organizado pelo CONIC, o qual é o Conselho Nacional Das Igrejas Cristãs do Brasil. E esse ano todo o material foi elaborado pela equipe de Burkina Faso que é uma equipe ecumênica nesse país que sofre com a extrema violência. Há muitos grupos extremistas no Brasil, inclusive. Muitos sacerdotes, padres, pastores, cristãos são perseguidos e até mortos no Brasil. Amar a Deus e à pessoa próxima, como a ti mesmo, nos leva a ver a importância que a fé em Jesus Cristo está associada a amar a Deus e ao próximo, como a nós mesmos. A Igreja Graça e Paz que já participa há um ano dessa semana de oração pela unidade cristã. A gente pode aumentar os nossos laços em Cristo Jesus. Essa semana, nós oramos pelos povos oprimidos. Como o povo palestino, os povos que se encontram em situações difíceis, como o povo do Rio Grande do Sul. E por todas as pessoas que precisam das nossas orações. As discussões tendem para que o encontro ecumênico e se transforme em inter religioso, onde acontece a ampliação desse espaço, para outras religiões de matrizes africanas, para os povos indígenas, os povos originários, para se discutir as questões ambientais se preparando para a COP 30 que acontecerá em novembro em 2025 aqui em Belém e até que chegue 2025 estaremos nos encontrando para falar sobre as mudanças climáticas e o que nós como cristãos podemos contribuir para trazer informações importantes e esclarecer o nosso povo da importância de cuidarmos da criação de Deus, na nossa casa comum”.
Texto e imagens: Equipe Mandato Coletivo/info.revolução
Commentaires